SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Arte en la educación infantil: posibilidades formativas en la práctica docenteEnfoque vygotskiano y valorización del conocimiento alimentario a escolarización kaingang: algunas aproximaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Camila Maria dos  y  FERRAROTTO, Luana. Avaliação informal e expectativa docente: compreendendo e relacionando conceitos. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36736.  Epub 06-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136736.

Diversos estudos analisam as relações em sala de aula. Alguns tomam como categoria de análise a avaliação, enquanto outros focalizam as expectativas docentes. Para contribuir com o debate, apresentamos uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é elucidar os conceitos de avaliação informal e expectativa docente. Entende-se que há aproximações entre eles, entretanto, as abordagens relacionadas à avaliação informal alargam as reflexões ao contemplarem os processos históricos e sociais que repercutem nas concepções dos/as docentes. Defende-se a abordagem da temática nos cursos de formação docente, considerando as construções sociais e históricas, situadas em uma sociedade capitalista.

Palabras clave : Avaliação informal; Expectativa docente; Sala de aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )