SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A arte na educação infantil: possibilidades formativas no estágio de docênciaAbordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTOS, Camila Maria dos  e  FERRAROTTO, Luana. Avaliação informal e expectativa docente: compreendendo e relacionando conceitos. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36736.  Epub 06-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136736.

Diversos estudos analisam as relações em sala de aula. Alguns tomam como categoria de análise a avaliação, enquanto outros focalizam as expectativas docentes. Para contribuir com o debate, apresentamos uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é elucidar os conceitos de avaliação informal e expectativa docente. Entende-se que há aproximações entre eles, entretanto, as abordagens relacionadas à avaliação informal alargam as reflexões ao contemplarem os processos históricos e sociais que repercutem nas concepções dos/as docentes. Defende-se a abordagem da temática nos cursos de formação docente, considerando as construções sociais e históricas, situadas em uma sociedade capitalista.

Palavras-chave : Avaliação informal; Expectativa docente; Sala de aula.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )