SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Informal assessment and teacher expectations: understanding and relating conceptsThe making up of professorship knowledge: investigation with undergraduate professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

HAS, Murilo  and  GEHRKE, Marcos. Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37415.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137415.

Este artigo discute a teoria histórico-cultural e sua aproximação com a escolarização indígena paranaense, permitindo a compreensão da abordagem vygotskyana e sua contribuição para a continuidade na valorização dos saberes alimentares kaingang. Utiliza de revisão bibliográfica para a obtenção do corpus teórico, sugerindo que a construção de currículos, projetos e atividades pedagógicas em acordo com as realidades antropológicas, medicinais, filosóficas e alimentares dos povos indígenas se potencializa na perspectiva que considera o social e o cultural como elementos importantes da existência e do desenvolvimento humano, resultados dos processos de interação.

Keywords : Educação escolar indígena; Cultura; Vygotsky.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )