SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Evaluación informal y expectativas de los maestros: comprender y relacionar conceptosLa constitución del conocimiento docente: investigación con profesores de licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HAS, Murilo  y  GEHRKE, Marcos. Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37415.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137415.

Este artigo discute a teoria histórico-cultural e sua aproximação com a escolarização indígena paranaense, permitindo a compreensão da abordagem vygotskyana e sua contribuição para a continuidade na valorização dos saberes alimentares kaingang. Utiliza de revisão bibliográfica para a obtenção do corpus teórico, sugerindo que a construção de currículos, projetos e atividades pedagógicas em acordo com as realidades antropológicas, medicinais, filosóficas e alimentares dos povos indígenas se potencializa na perspectiva que considera o social e o cultural como elementos importantes da existência e do desenvolvimento humano, resultados dos processos de interação.

Palabras clave : Educação escolar indígena; Cultura; Vygotsky.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )