SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Avaliação informal e expectativa docente: compreendendo e relacionando conceitosA constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HAS, Murilo  e  GEHRKE, Marcos. Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37415.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137415.

Este artigo discute a teoria histórico-cultural e sua aproximação com a escolarização indígena paranaense, permitindo a compreensão da abordagem vygotskyana e sua contribuição para a continuidade na valorização dos saberes alimentares kaingang. Utiliza de revisão bibliográfica para a obtenção do corpus teórico, sugerindo que a construção de currículos, projetos e atividades pedagógicas em acordo com as realidades antropológicas, medicinais, filosóficas e alimentares dos povos indígenas se potencializa na perspectiva que considera o social e o cultural como elementos importantes da existência e do desenvolvimento humano, resultados dos processos de interação.

Palavras-chave : Educação escolar indígena; Cultura; Vygotsky.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )