SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Vygotskyan approach and valuing food knowledge in kaingang schooling: some approximationsThe use of the dot in writing and reading numbers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PACHECO, Mayara Alves Loiola et al. A constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38487.  Epub Aug 26, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138487.

O artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.

Keywords : Docência; Formação de professores; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )