SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Enfoque vygotskiano y valorización del conocimiento alimentario a escolarización kaingang: algunas aproximacionesEl uso del punto en la escritura y en la lectura de los números índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PACHECO, Mayara Alves Loiola et al. A constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38487.  Epub 26-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138487.

O artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.

Palabras clave : Docência; Formação de professores; Ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )