SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximaçõesO uso do ponto na escrita e na leitura de números índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PACHECO, Mayara Alves Loiola et al. A constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38487.  Epub 26-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138487.

O artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.

Palavras-chave : Docência; Formação de professores; Ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )