SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The making up of professorship knowledge: investigation with undergraduate professorsSome considerations on health and inclusion for university students’ quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GUIMARAES, Sheila Denize. O uso do ponto na escrita e na leitura de números. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38156.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138156.

Neste artigo revelamos teoremas em ação mobilizados por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental em atividades relacionadas à escrita de números com algarismos e à leitura destes na forma corrente. Os dados que compõem parte da Engenharia Didática foram analisados considerando aspectos da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria das Situações. Os resultados indicam: que as fases adidáticas de ação, formulação e validação permearam a aplicação das atividades quando, por exemplo, as crianças elaboraram as estratégias para resolver os cálculos propostos; a mobilização de diferentes teoremas em ação, principalmente os ligados ao uso do ponto para facilitar a leitura e a organização do número.

Keywords : Números escritos; Teoremas em ação; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )