SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27La constitución del conocimiento docente: investigación con profesores de licenciaturaConsideraciones de salud e inclusión para calidad de vida de los estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GUIMARAES, Sheila Denize. O uso do ponto na escrita e na leitura de números. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38156.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138156.

Neste artigo revelamos teoremas em ação mobilizados por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental em atividades relacionadas à escrita de números com algarismos e à leitura destes na forma corrente. Os dados que compõem parte da Engenharia Didática foram analisados considerando aspectos da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria das Situações. Os resultados indicam: que as fases adidáticas de ação, formulação e validação permearam a aplicação das atividades quando, por exemplo, as crianças elaboraram as estratégias para resolver os cálculos propostos; a mobilização de diferentes teoremas em ação, principalmente os ligados ao uso do ponto para facilitar a leitura e a organização do número.

Palabras clave : Números escritos; Teoremas em ação; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )