SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéisConsiderações sobre saúde e inclusão para qualidade de vida de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GUIMARAES, Sheila Denize. O uso do ponto na escrita e na leitura de números. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38156.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138156.

Neste artigo revelamos teoremas em ação mobilizados por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental em atividades relacionadas à escrita de números com algarismos e à leitura destes na forma corrente. Os dados que compõem parte da Engenharia Didática foram analisados considerando aspectos da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria das Situações. Os resultados indicam: que as fases adidáticas de ação, formulação e validação permearam a aplicação das atividades quando, por exemplo, as crianças elaboraram as estratégias para resolver os cálculos propostos; a mobilização de diferentes teoremas em ação, principalmente os ligados ao uso do ponto para facilitar a leitura e a organização do número.

Palavras-chave : Números escritos; Teoremas em ação; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )