SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Some considerations on health and inclusion for university students’ quality of lifeTransition to elementary school II: what brazilian research says author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Francisco Vieira da. Posicionamentos discursivos sobre a educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38943.  Epub Sep 14, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138943.

O estudo analisa posicionamentos discursivos acerca da educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter, no intuito de investigar quais relações de saber-poder são mobilizadas na constituição desses discursos. Para tanto, toma como aporte teórico as investigações de Foucault (2010) acerca do discurso, enunciado e formação discursiva. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As relações de saber-poder estão em conformidade com os modos como se enuncia sobre a educação domiciliar, a saber: revolta em relação ao homeschooling, constatação dos impactos na profissão docente e defesa dessa modalidade educacional.

Keywords : Educação domiciliar; Discurso; Twitter; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )