SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Consideraciones de salud e inclusión para calidad de vida de los estudiantes universitariosTransición a la escuela primaria II: lo que dice la investigación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Francisco Vieira da. Posicionamentos discursivos sobre a educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38943.  Epub 14-Sep-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138943.

O estudo analisa posicionamentos discursivos acerca da educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter, no intuito de investigar quais relações de saber-poder são mobilizadas na constituição desses discursos. Para tanto, toma como aporte teórico as investigações de Foucault (2010) acerca do discurso, enunciado e formação discursiva. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As relações de saber-poder estão em conformidade com os modos como se enuncia sobre a educação domiciliar, a saber: revolta em relação ao homeschooling, constatação dos impactos na profissão docente e defesa dessa modalidade educacional.

Palabras clave : Educação domiciliar; Discurso; Twitter; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )