SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Discursive positions about homeschooling in Brazil in Twitter postsPrecariousness and uncertainties: teaching work of the beginning teacher in times of Covid-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

REIS, Ludimila Maria da Silva  and  NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37594.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137594.

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5º para o 6º ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.

Keywords : Transição escolar; Ensino fundamental; Desempenho escolar; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )