SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Posicionamientos discursivos sobre la educación domiciliaria en Brasil en publicaciones del TwitterPrecariedad e incertidumbre: labor docente del maestro principiante en tiempos del Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

REIS, Ludimila Maria da Silva  y  NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37594.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137594.

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5º para o 6º ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.

Palabras clave : Transição escolar; Ensino fundamental; Desempenho escolar; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )