SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Posicionamentos discursivos sobre a educação domiciliar no Brasil em postagens do TwitterPrecariedades e incertezas: trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

REIS, Ludimila Maria da Silva  e  NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37594.  Epub 29-Set-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137594.

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5º para o 6º ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.

Palavras-chave : Transição escolar; Ensino fundamental; Desempenho escolar; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )