SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileirasUtilização de elementos de games em contextos educacionais: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MARTINEZ, Flavia Wegrzyn Magrinelli; SILVA, Analígia Miranda da  e  COSTA, Ana Caroline Oliveira. Precariedades e incertezas: trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39036.  Epub 01-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139036.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 84 professores iniciantes, atuantes na Educação Básica e no Ensino Superior de 15 estados brasileiros. O estudo teve por objetivo discutir sobre as experiências dos professores/as em início de carreira no atual contexto do Ensino Remoto Emergencial, devido à covid-19. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário disponibilizado via Google Forms em rede social. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A pesquisa revela que as extensas horas de trabalho em condições precarizadas têm gerado intenso desgaste emocional, acarretando um processo de exaustão e adoecimento emocional.

Palavras-chave : Professor iniciante; Ensino remoto; Experiência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )