SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Voluntary teaching practice in the context of the pandemic: high school in BahiaExtracurricular student groups: social interaction strategies in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa  and  RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38380.  Epub Dec 07, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138380.

Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.

Keywords : Educação para a saúde; Pesquisa-ação; Práticas pedagógicas; Trabalho coletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )