SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Práctica docente voluntaria en el contexto de la pandemia: bachillerato en BahíaGrupos de estudiantes extracurriculares: estrategias de interacción social en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa  y  RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38380.  Epub 07-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138380.

Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.

Palabras clave : Educação para a saúde; Pesquisa-ação; Práticas pedagógicas; Trabalho coletivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )