SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Prática docente voluntária no contexto da pandemia: o ensino médio na BahiaGrupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa  e  RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38380.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138380.

Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.

Palavras-chave : Educação para a saúde; Pesquisa-ação; Práticas pedagógicas; Trabalho coletivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )