SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Contributions of action research to health education at schoolStorytelling and childhood: narratives (re)invent themselves author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MARIN, Lucas Josias  and  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Grupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38947.  Epub Dec 15, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138947.

Construiu-se uma revisão da literatura do modo pelo qual os grupos estudantis extracurriculares se apresentam no ambiente universitário. Utilizou-se o Google Acadêmico como ferramenta de busca e valeu-se da Análise Textual Discursiva para analisar os textos: unitarizou-se o texto, categorizou-se os temas e construiu-se um metatexto. Os resultados indicam que a temática se concentra em quatro categorias distintas: grupo estudantil como (1) espaço de fomento ao desenvolvimento socioemocional; (2) espaço de treinamento e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais; (3) espaço de difusão de ideologias políticas e culturais; e (4) estratégia para retenção e fidelização de alunos.

Keywords : Convivência acadêmica; Grupos estudantis; Universidade; Extracurricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )