Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
MARIN, Lucas Josias y HOSTINS, Regina Célia Linhares. Grupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38947. Epub 15-Dic-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202138947.
Construiu-se uma revisão da literatura do modo pelo qual os grupos estudantis extracurriculares se apresentam no ambiente universitário. Utilizou-se o Google Acadêmico como ferramenta de busca e valeu-se da Análise Textual Discursiva para analisar os textos: unitarizou-se o texto, categorizou-se os temas e construiu-se um metatexto. Os resultados indicam que a temática se concentra em quatro categorias distintas: grupo estudantil como (1) espaço de fomento ao desenvolvimento socioemocional; (2) espaço de treinamento e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais; (3) espaço de difusão de ideologias políticas e culturais; e (4) estratégia para retenção e fidelização de alunos.
Palabras clave : Convivência acadêmica; Grupos estudantis; Universidade; Extracurricular.