SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Contribuciones de la investigación-acción a la educación para la salud en el contexto escolarNarración de historia e infancias: las narrativas se (re)inventan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MARIN, Lucas Josias  y  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Grupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38947.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138947.

Construiu-se uma revisão da literatura do modo pelo qual os grupos estudantis extracurriculares se apresentam no ambiente universitário. Utilizou-se o Google Acadêmico como ferramenta de busca e valeu-se da Análise Textual Discursiva para analisar os textos: unitarizou-se o texto, categorizou-se os temas e construiu-se um metatexto. Os resultados indicam que a temática se concentra em quatro categorias distintas: grupo estudantil como (1) espaço de fomento ao desenvolvimento socioemocional; (2) espaço de treinamento e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais; (3) espaço de difusão de ideologias políticas e culturais; e (4) estratégia para retenção e fidelização de alunos.

Palabras clave : Convivência acadêmica; Grupos estudantis; Universidade; Extracurricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )