SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolarContação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-se índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MARIN, Lucas Josias  e  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Grupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38947.  Epub 15-Dez-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138947.

Construiu-se uma revisão da literatura do modo pelo qual os grupos estudantis extracurriculares se apresentam no ambiente universitário. Utilizou-se o Google Acadêmico como ferramenta de busca e valeu-se da Análise Textual Discursiva para analisar os textos: unitarizou-se o texto, categorizou-se os temas e construiu-se um metatexto. Os resultados indicam que a temática se concentra em quatro categorias distintas: grupo estudantil como (1) espaço de fomento ao desenvolvimento socioemocional; (2) espaço de treinamento e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais; (3) espaço de difusão de ideologias políticas e culturais; e (4) estratégia para retenção e fidelização de alunos.

Palavras-chave : Convivência acadêmica; Grupos estudantis; Universidade; Extracurricular.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )