SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Grupos de estudiantes extracurriculares: estrategias de interacción social en la educación superiorDistanciamiento social y pandemia de covid-19: estudio con docentes universitarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; CUNHA, Luiza Corrêa; STAMM, Eliana  y  GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. Contação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-se. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39147.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139147.

Este artigo é resultado de uma pesquisa científica e tem como objetivo analisar as narrativas infantis, pautadas em uma oficina de contação de história, a fim de entendê-la não somente como recurso pedagógico, mas também como fruidora de processos criativos, imagéticos e autorais. A pesquisa aconteceu em um colégio, vinculado a uma universidade comunitária, com 12 crianças da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), durante um semestre, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Os processos/resultados apontaram que a contação de história fortaleceu vínculos afetivos, a escuta e o sentido de autoria, evidenciando a experiência estética como mobilizadora nos processos cognitivos e sensíveis.

Palabras clave : Educação; Contação de história; Criação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )