SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Storytelling and childhood: narratives (re)invent themselvesTeacher training in Goiás for full-time elementary schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MACEDO, Shirley; AMORIM, José Luís  and  SOUZA, Melina Pinheiro Gomes de. Distanciamento social na pandemia da covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39455.  Epub Dec 20, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139455.

Objetivou-se compreender experiências de cinco mulheres docentes de cursos de saúde de instituições públicas de ensino superior durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19. Análise fenomenológica apontou: reconhecimento de limitações na saúde; rearranjo no tempo dedicado ao trabalho virtual; readequação na rotina de conciliar vida pessoal, familiar e profissional; mudança na dinâmica das relações familiares; sofrimento em perceber limitações de conhecimentos; saudade de espaços presenciais; presenteísmo e busca por ajuda não profissional. Concluiu-se urgência de políticas preventivas e promotoras de saúde para as docentes durante e após a pandemia.

Keywords : Ensino superior; Saúde mental; Condições do trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )