SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narración de historia e infancias: las narrativas se (re)inventanFormación docente en Goiás para escuelas de tiempo completo en enseñanza básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MACEDO, Shirley; AMORIM, José Luís  y  SOUZA, Melina Pinheiro Gomes de. Distanciamento social na pandemia da covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39455.  Epub 20-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139455.

Objetivou-se compreender experiências de cinco mulheres docentes de cursos de saúde de instituições públicas de ensino superior durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19. Análise fenomenológica apontou: reconhecimento de limitações na saúde; rearranjo no tempo dedicado ao trabalho virtual; readequação na rotina de conciliar vida pessoal, familiar e profissional; mudança na dinâmica das relações familiares; sofrimento em perceber limitações de conhecimentos; saudade de espaços presenciais; presenteísmo e busca por ajuda não profissional. Concluiu-se urgência de políticas preventivas e promotoras de saúde para as docentes durante e após a pandemia.

Palabras clave : Ensino superior; Saúde mental; Condições do trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )