SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Contação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-seFormação docente em Goiás para escolas de tempo integral no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACEDO, Shirley; AMORIM, José Luís  e  SOUZA, Melina Pinheiro Gomes de. Distanciamento social na pandemia da covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39455.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139455.

Objetivou-se compreender experiências de cinco mulheres docentes de cursos de saúde de instituições públicas de ensino superior durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19. Análise fenomenológica apontou: reconhecimento de limitações na saúde; rearranjo no tempo dedicado ao trabalho virtual; readequação na rotina de conciliar vida pessoal, familiar e profissional; mudança na dinâmica das relações familiares; sofrimento em perceber limitações de conhecimentos; saudade de espaços presenciais; presenteísmo e busca por ajuda não profissional. Concluiu-se urgência de políticas preventivas e promotoras de saúde para as docentes durante e após a pandemia.

Palavras-chave : Ensino superior; Saúde mental; Condições do trabalho docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )