SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Administration is prescriptive, what to do? A proposal from/to deconstructionInvestigative Supervised Internship: overcoming the disarticulation between theory and practice? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BALDUINO, Paula. Histórias de vida e ancestralidades afro-pindorâmicas em foco. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35239.  Epub Mar 25, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35239.

Este ensaio aborda as histórias de vida como caminho de construção da educação como prática da liberdade. Parte de situações vivenciadas em 2019 e 2020 nas comunidades da sala de aula junto a estudantes majoritariamente negros em cursos de agropecuária e agroecologia da rede federal de ensino. A circularidade e a temporalidade cíclica, organizadoras de experiências coletivas afro-pindorâmicas, são referências conceituais que alumbram o fazer pedagógico. A análise revela as histórias de vida como percurso para conectar memórias, ancestralidades e processos de ensino-aprendizagem, de modo a se pensar a descolonização dos sujeitos e do saber - principal objetivo das vivências realizadas.

Keywords : Narrativas autobiográficas; Pluralidade epistemológica; Currículo diversificado; Currículo intercultural; Educação para as relações étnico-raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )