SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27La administración es preceptiva, ¿hacer lo que? Una propuesta de/para la deconstrucciónPasantía Supervisada Investigativa: ¿superando la desarticulación entre teoría y práctica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BALDUINO, Paula. Histórias de vida e ancestralidades afro-pindorâmicas em foco. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35239.  Epub 25-Mar-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35239.

Este ensaio aborda as histórias de vida como caminho de construção da educação como prática da liberdade. Parte de situações vivenciadas em 2019 e 2020 nas comunidades da sala de aula junto a estudantes majoritariamente negros em cursos de agropecuária e agroecologia da rede federal de ensino. A circularidade e a temporalidade cíclica, organizadoras de experiências coletivas afro-pindorâmicas, são referências conceituais que alumbram o fazer pedagógico. A análise revela as histórias de vida como percurso para conectar memórias, ancestralidades e processos de ensino-aprendizagem, de modo a se pensar a descolonização dos sujeitos e do saber - principal objetivo das vivências realizadas.

Palabras clave : Narrativas autobiográficas; Pluralidade epistemológica; Currículo diversificado; Currículo intercultural; Educação para as relações étnico-raciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )