SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Life stories and Afro-Pindoramic ancestry in focusThe impossibility of wandering to potencial of loafing: ethnography and Cultural Curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MARAFIGO, Sheila  and  HIGA, Ivanilda. Estágio Supervisionado Investigativo: superando a desarticulação entre teoria e prática?. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37823.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137823.

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação teoria e prática e entre sujeitos e instituições no estágio de docência e, de forma consequente, propor diretrizes para a organização de um Estágio Supervisionado Investigativo (ESI). Argumentamos por um ESI em que relações entre instituições e sujeitos sejam mais horizontais, fomentando a articulação entre teoria e prática mediante a práxis num processo formativo transformador. Em consonância com os princípios freireanos sistematizados nos Três Momentos Pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), propomos diretrizes para um ESI na formação inicial de professores.

Keywords : Estágio Supervisionado Investigativo; Formação inicial; Relação Teoria-Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )