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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NUNES, Mário Luiz Ferrari  e  SANTOS, Barbara Cristina Aparecida dos. Da impossibilidade do flanar à potencialidade do vadiar: etnografia e Currículo Cultural. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38933.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138933.

Nos últimos anos, a etnografia afirmou-se como ferramenta importante para as pesquisas em educação e a figura do flâneur, apresentada pelo poeta Charles Baudelaire, destacou-se como metáfora para o etnógrafo. Por entendermos que esta figura não se coaduna com nosso contexto, neste ensaio propomos a vadiagem enquanto representação para a postura etnográfica das pesquisas acadêmicas em educação, em especial para o Currículo Cultural da Educação Física, por este tomá-la como parte constitutiva da ação pedagógica. Advogamos que as figuras do vadio e da vadia estão de acordo com os desafios sociais, políticos e culturais que enfrentam a educação (física) destes tempos.

Palavras-chave : Etnografia; Educação Física; Vadiagem.

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