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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PLASCENCIA GONZALEZ, Martín; CORVALAN, Facundo  e  LINAZA IGLESIAS, José Luis. Espacios lúdicos y territorios para niños y niñas: ludotecas en zonas vulnerablesEspaços lúdicos e territórios para crianças: brinquedotecas em áreas vulneráveis. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35311.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35311.

Este artigo faz uma revisão conceitual do jogo na infância e discute seu papel nas brinquedotecas localizadas em áreas de alta marginalização social. O jogo tem estado associado à infância: crianças passam muito tempo nessa atividade e aí são protagonistas, e representa um local em que mantêm simultaneamente dois espaços de interacção, um real e outro ficcional, onde são capazes de transformar-se ou adaptar a realidade aos seus propósitos em relação aos outros. Proporcionar lugar, tempo, objetos, companheiros e facilitadores de brincadeiras contribui para a criação de espaços alternativos para crianças em situação de vulnerabilidade articularem dimensões de saúde, direitos e convivência.

Palavras-chave : Brinquedoteca; Infância; Protagonismo; Áreas vulneráveis.

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