SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Espacios lúdicos y territorios para niños y niñas: ludotecas en zonas vulnerablesJovens universitários étnicos, processos organizacionais e espaços de defesa em Monterrey, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MEJIA PEREZ, Riger Fernando. Infância indígena trabalhadora migrante em contextos urbanos: participação, poder e resistência. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35051.  Epub 25-Fev-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35051.

Na visão de mundo maia tsotsil, meninas e meninos são considerados sujeitos ativos na dinâmica familiar e comunitária. Práticas como o trabalho durante a infância são muito valorizadas em suas comunidades. Porém, ao migrar com suas famílias para as grandes cidades a trabalho, meninas e meninos são confrontados diariamente com um modelo hegemônico de infância urbana legitimado pelas instituições que limitam sua participação, principalmente, no âmbito econômico. Este artigo expõe formas de participação que as meninas e meninos tsotsiles continuam reproduzindo ao migrar para um contexto urbano mexicano, bem como as práticas de resistência frente à proibição de sua atividade laboral.

Palavras-chave : Infância indígena trabalhadora migrante; Contextos urbanos; Participação; Relações de poder; Práticas de resistência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )