SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Infância indígena trabalhadora migrante em contextos urbanos: participação, poder e resistênciaDo efeito phármakon à reinvenção das subjetividades infantis na cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GARCIA ALVAREZ, Luis Fernando. Jovens universitários étnicos, processos organizacionais e espaços de defesa em Monterrey, México. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35178.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35178.

Consideramos que os jovens étnicos nas universidades convencionais, nos atuais territórios migratórios e no desdobramento do exercício da profissão, são os espaços de incidência onde se articulam um conjunto de condições sociais que configuram experiências étnicas juvenis particulares. Propomos um olhar etnográfico sobre os jovens étnicos universitários da Área Metropolitana de Monterrey (AMM) para destacar o posicionamento de alguns agentes étnicos juvenis a partir de determinados processos organizacionais, seu protagonismo e as propostas que estendem nos espaços sociais para se instalar e promover relações interétnicas e interculturais.

Palavras-chave : Juventude; Educação; Etnia; Associações; Monterrey.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )