SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ethnic university youth, organizational processes and advocacy spaces in Monterrey, MexicoAttending school within the context of armed violence: negotiating their presence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RAMIREZ-CABANZO, Ana Brizet. Do efeito phármakon à reinvenção das subjetividades infantis na cibercultura. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35058.  Epub Apr 05, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35058.

Este texto discute como a experiência do self infantil se transforma por meio dos tecnicismos atuais e dos processos de subjetivação de meninas e meninos camponeses, afro-colombianos, mestiços e indígenas de Bogotá-Colômbia em contextos diferenciados de etnia e gênero. De acordo com a pesquisa de doutorado Infâncias, tecnicismos e narratividades, um dos resultados é que seus processos de participação no ecossistema comunicativo dominante passam por um duplo efeito de veneno/remédio phármakon, o que amplia as lacunas nas quais outras faces do colonialismo são impostas. E portanto, nos desafia a reconhecer sua capacidade de agência em face de modos criativos de reinvenção subjetiva.

Keywords : Efeito Phármakon; Conhecimento tecnológico; Subjetividades; Infância; Capacidade de agência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )