SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Jovens universitários étnicos, processos organizacionais e espaços de defesa em Monterrey, MéxicoHabitar a escola no contexto da violência armada: negociar a sua presença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RAMIREZ-CABANZO, Ana Brizet. Do efeito phármakon à reinvenção das subjetividades infantis na cibercultura. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35058.  Epub 05-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35058.

Este texto discute como a experiência do self infantil se transforma por meio dos tecnicismos atuais e dos processos de subjetivação de meninas e meninos camponeses, afro-colombianos, mestiços e indígenas de Bogotá-Colômbia em contextos diferenciados de etnia e gênero. De acordo com a pesquisa de doutorado Infâncias, tecnicismos e narratividades, um dos resultados é que seus processos de participação no ecossistema comunicativo dominante passam por um duplo efeito de veneno/remédio phármakon, o que amplia as lacunas nas quais outras faces do colonialismo são impostas. E portanto, nos desafia a reconhecer sua capacidade de agência em face de modos criativos de reinvenção subjetiva.

Palavras-chave : Efeito Phármakon; Conhecimento tecnológico; Subjetividades; Infância; Capacidade de agência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )