SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27From the phármakon effect to the reinvention of child subjectivities in cybercultureChildren's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

NINO VEGA, Nohora Constanza. Habitar a escola no contexto da violência armada: negociar a sua presença. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35059.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35059.

Este artigo tem como objetivo compreender as formas como a violência armada na cidade de Cúcuta permeiam a vida escolar, analisando as formas como crianças e jovens recriam essa violência dentro da escola. A exploração mostra-nos uma intrusão permanente desta violência no espaço escolar como parte da realidade ameaçadora do território, o uso da lógica militarizada que as crianças e os jovens realizam dentro dos muros e os usos que fazem das ligações com estes atores armados para exercer seu domínio sobre os outros e ao mesmo tempo configurar seu reconhecimento por seus pares.

Keywords : Violência; Escola; Crianças; Cúcuta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )