SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Del efecto phármakon a la reinvención de subjetividades infantiles en la ciberculturaExperiencias infantiles en los territorios de Paranoá e Itapoã en el Distrito Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NINO VEGA, Nohora Constanza. Habitar a escola no contexto da violência armada: negociar a sua presença. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35059.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35059.

Este artigo tem como objetivo compreender as formas como a violência armada na cidade de Cúcuta permeiam a vida escolar, analisando as formas como crianças e jovens recriam essa violência dentro da escola. A exploração mostra-nos uma intrusão permanente desta violência no espaço escolar como parte da realidade ameaçadora do território, o uso da lógica militarizada que as crianças e os jovens realizam dentro dos muros e os usos que fazem das ligações com estes atores armados para exercer seu domínio sobre os outros e ao mesmo tempo configurar seu reconhecimento por seus pares.

Palabras clave : Violência; Escola; Crianças; Cúcuta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )