SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Do efeito phármakon à reinvenção das subjetividades infantis na ciberculturaVivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NINO VEGA, Nohora Constanza. Habitar a escola no contexto da violência armada: negociar a sua presença. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35059.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35059.

Este artigo tem como objetivo compreender as formas como a violência armada na cidade de Cúcuta permeiam a vida escolar, analisando as formas como crianças e jovens recriam essa violência dentro da escola. A exploração mostra-nos uma intrusão permanente desta violência no espaço escolar como parte da realidade ameaçadora do território, o uso da lógica militarizada que as crianças e os jovens realizam dentro dos muros e os usos que fazem das ligações com estes atores armados para exercer seu domínio sobre os outros e ao mesmo tempo configurar seu reconhecimento por seus pares.

Palavras-chave : Violência; Escola; Crianças; Cúcuta.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )