SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito FederalJuventude indígena e ressignificação das identidades ao ensino superior intercultural no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ACCARDO, Fábio; COLARES, Elisa  e  GOUVEA, Cristina. Infâncias e agência política em ações coletivas e movimentos sociais latino-americanos. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35057.  Epub 13-Maio-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35057.

O artigo aborda a agência política de crianças em ações coletivas e movimentos sociais na América Latina. Analisamos a participação infantil no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Brasil, e na Caravana de migrantes “Pueblo sin fronteras”, no México, buscando fornecer dados empíricos para complexificar a discussão sobre participação política nos campos dos estudos da infância e da ciência política. Ainda que tais coletivos apresentem objetivos e formas de organização distintas, as crianças constroem uma identidade de participantes de um coletivo através da participação nas mobilizações de luta por melhorias nas condições de vida.

Palavras-chave : Participação; Infâncias; Movimentos Sociais; Ator político; Agência política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )