SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Childhood and political agency in Latin American collective actions and social movementsYouth subjectivities of street culture: participation and exclusion in Xalapa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MIRA TAPIA, Alejandro. Juventude indígena e ressignificação das identidades ao ensino superior intercultural no México. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35328.  Epub May 20, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35328.

Este artigo discute os processos de ressignificação das identidades dos jovens indígenas no ensino superior intercultural. O objetivo é mostrar como por trás do fortalecimento das identidades étnicas dos agentes sociais envolvidos neste campo da educação, necessariamente estão envolvidos processos de subjetivação e agência que revertem posições desvalorizadas que foram atribuídas a eles externamente. Para tais propósitos, são compartilhadas histórias fornecidas por jovens ñöñho que estudam em uma universidade intercultural localizada em sua própria localidade sobre algumas de suas experiências passadas de racismo nas relações interétnicas regionais.

Keywords : Juventude indígena; Ensino superior intercultural; Identidade; Etnicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )