SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Subjetividades juveniles de la cultura callejera: participación y exclusión en Xalapa¿Por qué nos reímos de los niños? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NUNEZ, Kathia; AYORA, Gialuanna  y  TORRES, Eliud. Bibliotecas comunitárias: diálogo e colaboração com as crianças para nos descolonizar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35237.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202135237.

Apresentamos neste artigo três experiências de trabalho de pesquisa e de acompanhamento educativo a partir de bibliotecas comunitárias que se baseiam em diversos processos de apropriação, que respondem à necessidade das crianças de espaços físicos e simbólicos para a brincadeira, para o jogo, para o diálogo e para a reflexão sobre as coisas que lhes importam. Nós discutimos sobre a importância das pesquisas colaborativas, sendo que, a partir dessas experiências, tem sido possível aprofundar a prática de metodologias implicadas com crianças. Nesses trabalhos foram desencadeados processos que permitiram diálogos entre a comunidade e a academia na construção de espaços autogestionados.

Palabras clave : Infância; Pesquisa dialógica; Trabalho colaborativo; Dialogismos; Letramentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )