SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Subjetividades juvenis da cultura de rua: participação e exclusão em XalapaPor que rimos das crianças? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NUNEZ, Kathia; AYORA, Gialuanna  e  TORRES, Eliud. Bibliotecas comunitárias: diálogo e colaboração com as crianças para nos descolonizar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35237.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202135237.

Apresentamos neste artigo três experiências de trabalho de pesquisa e de acompanhamento educativo a partir de bibliotecas comunitárias que se baseiam em diversos processos de apropriação, que respondem à necessidade das crianças de espaços físicos e simbólicos para a brincadeira, para o jogo, para o diálogo e para a reflexão sobre as coisas que lhes importam. Nós discutimos sobre a importância das pesquisas colaborativas, sendo que, a partir dessas experiências, tem sido possível aprofundar a prática de metodologias implicadas com crianças. Nesses trabalhos foram desencadeados processos que permitiram diálogos entre a comunidade e a academia na construção de espaços autogestionados.

Palavras-chave : Infância; Pesquisa dialógica; Trabalho colaborativo; Dialogismos; Letramentos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )