SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“O melhor medo da minha vida” - emoções nas ocupações estudantisPela via dos afetos: experiência universitária na trajetória política de jovens liberais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VALDIVINO SILVA, Maria Gilvania. Socialização e ressocialização política entre ex- trabalhadores metalúrgicos do ABC Paulista. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36547.  Epub 28-Jun-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136547.

Neste artigo abordamos processos educativos relacionados a política, nomeadamente, processos de socialização e ressocialização política vivenciados por trabalhadores moradores de um bairro popular, que fizeram parte do setor metalúrgico no ABC Paulista durante o movimento político e sindical das “Grandes greves”. Interessa-nos compreender os impactos que a vivência e os diferentes níveis de adesão e participação a este movimento exerceram (e ainda exercem) sobre o aprendizado, a compreensão e a participação política desses trabalhadores ao longo de suas vidas. Para tanto, analisamos as biografias de dois ex-metalúrgicos, moradores do bairro e que experienciaram o movimento em questão.

Palavras-chave : Socialização; Socialização Política; Gerações; ABC Paulista.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )