SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Through affections: university experience in the political trajectory of young liberalsYouth participation in secondary school in Buenos Aires during COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SEVERO, Ricardo Gonçalves; WELLER, Wivian  and  ARAUJO, Gabrielle Caseira. Jovens de direita no ensino médio: marcadores de um estilo de pensamento. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36319.  Epub July 28, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136319.

O artigo analisa jovens autoidentificados como direita e extrema direita, tendo como base a teoria das gerações de Karl Mannheim e suas análises sobre o conservadorismo como um estilo de pensamento. Os dados originam-se de pesquisa quantitativa realizada em escolas de ensino médio de três municípios do Rio Grande do Sul, com 2.169 respondentes. O desfecho do estudo parte da resposta à autoidentificação política, na escala de 1 (extrema esquerda) a 10 (extrema direita). Identificou-se como estatisticamente significativos para a identificação como direita ou extrema direita o perfil masculino, branco, presente sobretudo em escolas privadas e que professam a religião católica ou evangélica.

Keywords : Juventude; Geração; Ensino médio; Cultura política; Direita.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )