SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Pela via dos afetos: experiência universitária na trajetória política de jovens liberaisParticipación juvenil en la escuela secundaria en Buenos Aires durante el COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SEVERO, Ricardo Gonçalves; WELLER, Wivian  e  ARAUJO, Gabrielle Caseira. Jovens de direita no ensino médio: marcadores de um estilo de pensamento. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36319.  Epub 28-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136319.

O artigo analisa jovens autoidentificados como direita e extrema direita, tendo como base a teoria das gerações de Karl Mannheim e suas análises sobre o conservadorismo como um estilo de pensamento. Os dados originam-se de pesquisa quantitativa realizada em escolas de ensino médio de três municípios do Rio Grande do Sul, com 2.169 respondentes. O desfecho do estudo parte da resposta à autoidentificação política, na escala de 1 (extrema esquerda) a 10 (extrema direita). Identificou-se como estatisticamente significativos para a identificação como direita ou extrema direita o perfil masculino, branco, presente sobretudo em escolas privadas e que professam a religião católica ou evangélica.

Palavras-chave : Juventude; Geração; Ensino médio; Cultura política; Direita.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )