SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Protagonismo docente em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VEGA GIL, Leoncio; LAMBEA ORTEGA, Marta; REVESADO CARBALLARES, David  e  VARGAS HERNANDEZ, Yadirnaci. Educação e escola na Espanha em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38898.  Epub 06-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138898.

O trabalho que oferecemos visa problematizar a nova formação que emergiu a partir da crise da saúde. A metodologia centra-se no aproveitamento das fontes de informação disponíveis nos arquivos documentais de organismos públicos (relatórios e estatísticas) e da documentação bibliográfica (académica). Os resultados da análise nos levam a uma trilogia de interpretação: a perspectiva socioeducativa da crise, o envolvimento e a resposta diferenciada em relação à educação público/privada e a nova interpretação da participação social na educação. Finalmente, o impacto da pandemia na educação e um chamado à atenção para o uso e/ou abuso da educação online.

Palavras-chave : Nova Educação; Desigualdades; Pandemia; Direitos Sociais; Ambientes Virtuais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )