SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Education and school in Spain in times of PandemicSchool, teaching and the learning processes in pandemic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ROMANOWSKI, Joana Paulin; RUFATO, João Antonio  and  PAGNONCELLI, Vanessa. Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38846.  Epub Oct 14, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138846.

O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.

Keywords : Prática pedagógica; Educação Básica; Pandemia covid-19; Tecnologias Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )