SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educación y escuela en España en tiempos de pandemiaEscuela, enseñanza y los procesos de aprendizaje en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROMANOWSKI, Joana Paulin; RUFATO, João Antonio  y  PAGNONCELLI, Vanessa. Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38846.  Epub 14-Oct-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138846.

O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.

Palabras clave : Prática pedagógica; Educação Básica; Pandemia covid-19; Tecnologias Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )