SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação e escola na Espanha em tempos de pandemiaEscola, ensino e os processos de aprendizagem em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ROMANOWSKI, Joana Paulin; RUFATO, João Antonio  e  PAGNONCELLI, Vanessa. Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38846.  Epub 14-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138846.

O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.

Palavras-chave : Prática pedagógica; Educação Básica; Pandemia covid-19; Tecnologias Educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )